Qual a relação do Cadastro de Clientes e a Inadimplência?
Infelizmente, muitas empresas dão pouco valor ao cadastro de seus clientes e pagam caro na hora em que percebem que alguns deles ficaram inadimplentes. O cadastro é importantíssimo no processo de recuperação de créditos.
O Cadastro é o início
O cadastro de clientes é muito importante para diminuir a inadimplência porque é lá que se inicia a busca por informações para localizar o cliente em débito. A falta ou a desatualização do cadastro dificulta e atrasa a localização do cliente. Quanto mais atualizado, mais eficiente será o processo de cobrança, ganhando tempo. Afinal, tempo é dinheiro.
Infelizmente, as pequenas empresas, aquelas mais familiares, tem muita dificuldade para criar e manter um cadastro de seus clientes. Mas não é tão difícil. Por isso, neste post daremos dicas importantes sobre como inciar o cadastro de clientes.
Comece
A primeira dica é começar. Não deixe a ideia de ter um cadastro morrer na casca. “Ah! Meu cliente não vai gostar disso!”. “Dará muito trabalho!”. “Os clientes não terão paciência para preencher os dados!”. Sabe o que são essas frases? Isso mesmo, desculpas. Se não começar nunca terá.
Comece Simples
A segunda dica é: Comece simples. Um cadastro eficiente não precisa ser extenso. O importante é que solicite informações realmente úteis. Quais são: CPF, Nome, Data de Nascimento, Endereço Completo, Celular, E-mail, Telefone Fixo e Sexo.
Se o cadastro for simples, será simples para o cliente preenche-lo, podendo fazê-lo, inclusive, em formulários prontos disponíveis ali no balcão. Se puderem ser feitos diretamente no sistema de gestão da empresa, melhor.
Crie Incentivos
A terceira dica é dar um incentivo pelo cadastro. Todo muito gosta de um incentivo, não é mesmo? E é por isso que dar um incentivo para quem preenche o cadastro é uma ótima ideia. Pode ser um desconto, pode ser um mimo, um presentinho. Tem cliente que gosta de preencher um cadastro só pra poder participar da lista vip de clientes que recebem as promoções com antecedência.
Pense qual o incentivo que você pode dar aos seus clientes como forma de agradecê-los e de incentivá-los a preencher o cadastro. E cumpra com o incentivo, afinal, promessa é dívida.
Aproveite as Festividades
Como dissemos na primeira dica, comece a ter um cadastro de clientes o quanto antes. Mas épocas festivas são momentos muito propícios para começar. Então, é uma boa iniciativa unir épocas festivas como Natal, Páscoa, Dias das Mães e outras a incentivos atraentes para dar um empurrão no cadastramento de clientes.
Constância
Agora, é muito importante que o cadastro de clientes seja uma prática constante. Não deixe esfriar. Todo cliente é importante e quanto mais clientes você tiver cadastrado em sua base, será mais valiosa para o seu negócio.
Atualização
A dica final é: mantenha os cadastros atualizados.
Não adiantará nada o esforça para iniciar e manter uma operação de cadastro de clientes se não houver um plano de atualização periódica das informações. Uma boa maneira de fazer isso é com promoções ou programas de vantagens para clientes assíduos. Clientes que sabem que podem ganhar vantagens (prêmios, descontos, etc.) procuram manter seus dados sempre atualizados.
Manter os dados de seus clientes atualizados é importante para melhorar o relacionamento com o cliente; conhece-lo melhor; conceder seu limite de crédito de acordo com o perfil de consumo dele; aumentar as vendas e, se a inadimplência vier a acontecer, aumentar as chances de localizá-lo para negociar e receber a dívida.
O CobOnLine é a melhor ferramenta de recuperação de dívidas do mercado, e quando a empresa tem um Cadastro de Clientes eficiente, o resultado vem muito mais rápido.
Edson J. Araújo Filho
edson@emdestaque.net
Linkedin, Instagram ou Facebook.
Especialista em Bureau de Crédito, Edson J. Araújo Filho é palestrante nas áreas de Análise de Crédito e de Desenvolvimento Profissional.
Coordenou a implantação e gestão da BCF, maior rede de Proteção ao Crédito do Estado do Paraná, tendo profundo conhecimento em tecnologias e sistemas de gestão de Bureau de Crédito. É sócio-fundador e diretor comercial do CobOnLine, serviços de recuperação de créditos para micro e pequenas empresas.
Pingback: Dica do Cob #1 – CobOnLine