Ninguém é obrigado a vender a crédito, assim como não é obrigado a vender no cartão de credito ou débito. É uma decisão que cada empresa toma, de acordo com o mercado em que atua. Mas se decidir vender a crédito, é preciso definir a Política de Concessão de Crédito.
Sabemos que há uma forte relação entre as vendas no natal e a inadimplência, e por isso é preciso relembrar a importância de vender a crédito e dos perigos de vender fiado. Vender a crédito é vender baseado em informações, que precisam ser coletadas e checadas, para minimizar os riscos de inadimplência.
Todavia, se sua empresa optar por vender a prazo, que eu prefiro chamar de vender a crédito, precisa tomar cuidado para não ter dor de cabeça, seja por inadimplência ou por reclamações de clientes por não entenderem claramente os critérios que sua empresa exige para conceder crédito. O caminho para evitar essas dores-de-cabeça é estabelecer critérios para vender a crédito.
Sua empresa pode estabelecer como critério, por exemplo, não aceitar cheques como pagamento. Ou só aceitar cheques de contas abertas há mais de um ano. Outro critério pode ser conceder crédito apenas para clientes que preencham um cadastro prévio. De modo geral a empresa pode determinar quais e quantos critérios desejar. Ao conjunto desses critérios dá-se o nome Política de Concessão de Crédito ou simplesmente Política de Crédito.
A política de concessão de crédito pode conter apenas um critério ou dezenas. Alguns não podem faltar:
- Documentos exigidos;
- Prazo máximo para parcelamento;
- Juros aplicados sobre o financiamento;
- Multa e Juros e custos de cobrança sobre atraso nos pagamentos;
- Ações que serão executadas em caso de atraso (SPC, Protesto, Cobrança, etc.);
Mas duas coisas são muito importantes sobre Políticas de Crédito:
1° – Não podem infringir a legislação, em especial o Código de Defesa do Consumidor;
Por exemplo, você não pode ter critérios discriminatórios como cor, religião, sexo, e por aí vai;
2° – Precisam ser claras para o cliente;
É preciso se preocupar em deixar muito claro para seus clientes qual é sua política de crédito, inclusive exibindo-a em local de fácil visualização.
O CobOnLine é a melhor ferramenta de recuperação de dívidas do mercado, mas quando a empresa tem uma Política de Crédito bem definida e clara, o resultado é muito mais eficiente.
Sua empresa tem uma Política de Crédito definida? Se não tem, não espere para definir uma política adequada ao seu público. Se já tem, ela está clara para seus clientes.
Uma Política de Crédito clara e bem definida é o melhor começo, pois Vender Bem é Vender e Receber.
Edson J. Araújo Filho
edson@emdestaque.net
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Especialista em Bureau de Crédito, Edson J. Araújo Filho é palestrante nas áreas de Análise de Crédito e de Desenvolvimento Profissional.
Coordenou a implantação e gestão da BCF, maior rede de Proteção ao Crédito do Estado do Paraná, tendo profundo conhecimento em tecnologias e sistemas de gestão de Bureau de Crédito. É sócio-fundador e diretor comercial do CobOnLine, serviços de recuperação de créditos para micro e pequenas empresas.